Histórico do Seminário:

A Ordem dos Frades Servos de Santa Maria, teve início em Florença, na Itália, aprovada pela igreja em 1304.

A história dos Servos de Maria no Brasil tem início do ano de 1920, no estado do Acre, posteriormente a ordem começou a se espalhar por outras regiões do Brasil. Aqui no sul, os Servos de Maria iniciaram concomitantemente suas atividades em Araranguá e Turvo. De Araranguá, os Servos de Maria saíram em 1952, quando a paróquia foi desenvolvida a diocese. O seminário começou a funcionar provisoriamente numa casinha de madeira em Araranguá. Depois passou para uma outra sede provisória em Turvo.

O atual prédio do seminário foi inaugurado em 1944 e em 1960 foi inaugurada uma nova ala. Durante toda sua história contribuiu com a formação de muitos Freis da Ordem dos Servos de Maria. As atividades do Seminário continuam auxiliando na formação de jovens que seguem a vocação sacerdotal.

Histórico do Colégio Servos de Maria:

No início da década de 70, em todo o Vale do Rio Araranguá não havia nenhum curso de segundo grau a não ser na sede do município de Araranguá. Todos os alunos do município que formavam as três comarcas do vale (Araranguá, Turvo e Sombrio) deviam deslocar-se para Araranguá para cursarem o ensino médio. Talvez hoje isso não significa muito, mas convém saber que naqueles tempos, os meios de transportes coletivos eram bem mais precários e que a única via pavimentada era a BR 101 que passava a margem dos municípios do vale.

Essa situação, aliada as dificuldades já mencionadas devemos acrescentar uma outra: a política do governo estadual da época de não abrir colégios de segundo grau em municípios pequenos. Naquela época, dentro da comarca, o Seminário Menor Nossa Senhora das Dores era a única entidade com espaço físico e uma estrutura básica mínima para o funcionamento de um colégio de segundo grau. Depois de algumas conversas, sob a coordenação do padre Nivaldo José Machado e do prefeito de Turvo Ires Olivo, reuniu-se no dia 24 de abril de 1971 no seminário o grupo que fundaria o colégio.

Faziam parte do grupo os padres da comunidade do seminário: Nivaldo José Machado, José Antônio Fresch, Tomas Trompetti e Nereu M. Milanez e os prefeitos de Turvo, Ires Olivo, de Meleiro, Anfonso Bendo Costa e Timbé do Sul, Antonio Zilli. Com a decisão de todos que a ideia devia ser posta em prática e com o empenho de todos estes e outros que com eles se juntaram, no dia 06 de março de 1972 o colégio iniciou o seu primeiro ano letivo.
  O Colégio Servos de Maria atuou até o ano de 2015, atualmente na estrutura ao lado do Seminário funciona a unidade da Escola SATC, que tem sede em Criciúma.

Contatos:

telefone : (48) 3525-0300