História do Museu Lourenço Manenti

No ano de 1984, o Conselho organizou um projeto para a implantação do Centro Municipal de Cultura em Turvo com o seguinte objetivo: “criar uma instituição que incentive, valorize, perpetue e difunda a cultura local, regional e nacional entre a população, contribuindo para formação geral e educacional”.

Segundo documentos disponíveis no Museu Histórico Lourenço Manenti, o primeiro passo foi adquirir um local para o referido Centro e por meio da Lei Municipal de nº 590/84 de 14 de junho de 1984 a Prefeitura Municipal adquiriu uma casa de alvenaria de dois pisos construída nos anos de 1936 e 1937, de estilo luxuoso composta por sótão, banheiros e seis peças destinadas a residência do Sr. Antônio Bez Batti. A casa foi tombada como Patrimônio Histórico do Município amparado pela Lei Municipal nº 607/84 de 29 de novembro de 1984 e desde então foi realizada a sua restauração que durou um ano. Neste período, por meio de doações, deu-se início à coleta de objetos e documentos antigos que dialogassem com a história do município estruturando assim o Museu Histórico Lourenço Manenti que fica instalado no mesmo prédio.

O Museu foi fundado juntamente com o Centro Municipal de Cultura com o intuito de manter viva a memória dos colonizadores turvenses, divulgando a cultura local através do acervo adquirido. Além do Museu, funcionou (até o ano de 2012) no Centro Municipal de Cultura, a Biblioteca Municipal Angelo Rovaris, a Sala Virgínia Cechinel, que abrigava pertences dessa senhora que foi a primeira professora da cidade, um espaço que constituía a galeria de fotos e pertences dos ex-prefeitos e pracinhas que lutaram na 2ª Guerra mundial e um espaço externo com objetos maiores como máquinas do engenho de farinha, canoa, carro-de-boi, entre outros. Após a reforma realizada em 2012, o Centro Municipal de Cultura passou a ser somente o espaço destinado ao Museu, abrigando seu acervo composto mais de duas mil peças, além de fotos e documentos que estão distribuídos nos três pavimentos da casa e também o espaço externo agora melhor estruturado.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 07:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:00. Demais horários verificar possibilidade de agendamento.

Contatos:
museu@turvo.sc.gov.br